top of page

Presidente

Cadeira nº 01 - Lauro Sodré

DISCURSO PAULO BENEVENUTE TUPAN

“Meus irmãos, confrades, eminentes pesquisadores e estudiosos da Arte Real;

Já não é sem tempo que entre nossas conversas, com outras lideranças, vimos a necessidade de criarmos mais um órgão oficial virtual que venha subsidiar os nossos irmãos na pesquisa, na escrita maçônica, na busca da verdade, na literatura e na formação de juízo literário que visaria deixar uma história escrita neste momento tão crucial que o mundo vive.

Temos a plena convicção de que estamos passando por mudanças e que, daqui a bem pouco tempo, nós teremos um novo momento.

Este novo momento exige grandes projetos com a nova tecnologia que estamos também assimilando através do mundo virtual.

Através de reuniões em plataforma online poderemos, com certeza meus irmãos, subsidiar Lojas, Potências e grupos de irmãos que estão espalhados pelo Brasil e pelo mundo trabalhando nessa modalidade.

E aqui também será um grande espaço para encontro de pessoas integradas ao mundo intelectual; de pesquisa, que estudam, que difundem o conhecimento e que distribuem conhecimento.

Não teria graça nenhuma nós fundarmos esse grande empreendimento se fosse só para nós estudarmos e não passarmos esse conhecimento a outros.

De fato, estaremos cumprindo o papel primordial da maçonaria que é tornar feliz a humanidade. E com isso, nós vamos construir o edifício social com lealdade, com integridade e com ética em busca do aperfeiçoamento intelectual e moral do ser humano, da cultura maçônica e das letras em geral como diz o nosso próprio compromisso.

Então eu concito a todos que ombreemos esse projeto, que é um grande projeto!

Nós teremos uma data marcada, que iremos definir, para a nossa instalação oficial da Academia, já com suas indumentárias, e na aquisição dos demais membros que de fato comporão este grande empreendimento.

Então eu parabenizo individualmente cada um:

 

Nosso Irmão Izautonio Machado;

Nosso Irmão Amilcar Alabarce;

Nosso Irmão Kennyo Ismail;

Nosso Irmão Eleutério da Conceição

Nosso Irmão Alexandre Galindo, e

Nosso Irmão Juliano Breyner.

Só repetindo, meus irmãos: este é mais um órgão oficial que representará uma grande parte dos maçons brasileiros e de outras partes do mundo que convidaremos para este projeto.

E nada mais justo, neste momento, que roguemos as bênçãos do “Deus Altíssimo”, do “Grande Arquiteto do Universo” e “Supremo Arquiteto do Universo”, para que dirija os nossos passos, para que ilumine as mentes de cada um, para que inspire conhecimento, para que possamos estar distribuindo esse conhecimento sob a égide e o Poder do Deus Criador que emana suas energias, e para que possamos trabalhar em prol da humanidade.

Que esse grande projeto não venha ter um dono, porque ele não tem dono. Será um Patrimônio Cultural Maçônico da Humanidade”!

Que possamos estar despidos de vaidades em busca de um objetivo comum, porque é o nosso grande lema.

Vamos pensar no todo, vamos pensar no próximo, vamos pensar nos irmãos menos esclarecidos que precisam de nosso apoio e vamos carregar sempre o nosso Lema: “Aprendei e Ensinai! ”

Agradeço a todos pela confiança depositada na minha pessoa para estar junto com os senhores ombreando esse grande projeto.

Nós não podemos nos dar ao luxo de dizer que vamos fazer algo sozinho.

Nós precisamos, e precisaremos destes sete irmãos o tempo todo, ora pensando, ora falando, ora fazendo, ora executando, e nas nossas reuniões precisamos estar vibrantes, pois esse é o Grande Lema: “Crescei e Multiplicai! ”

Nós precisamos disso o tempo todo.

Nossos agradecimentos.

Dou, agora, por empossada essa diretoria e fundada a Academia Maçônica Virtual Brasileira de Letras com esses valorosos irmãos, agora Confrades, que me acompanham. Muito obrigado!”

Leia todos os discursos

Paulo Benevenute Tupan

Presidente
Cadeira nº 01 - Lauro Sodré

Kennyo Mahmud Soares Oliveira Ismail

Vice-Presidente
Cadeira nº 02 - Montezuma

Antonio Juliano Breyner

Diretor Secretário

Cadeira nº 03 - Luiz Gama

Izautonio da Silva Machado Junior

Diretor Financeiro

Cadeira nº 04 - Nicola Aslan

Eleutério Nicolau da Conceição

Diretor Acadêmico

Cadeira nº 05 - Jerônimo Coelho

Amilcar Alabarce Mathias

Diretor de Comunicação

Cadeira nº 06 - Barão de Mauá

Alexandre Gomes Galindo

Diretor de Informação e Tecnologia

Cadeira nº 07 - Joaquim Nabuco

bottom of page